sexta-feira, 27 de abril de 2012

TEMA II

Tema II - Modelos e Tendências Evolutivas nos Sistemas Educativos Europeus

Atividade 2


Decorre entre 10 a 29 Abril

Competências a Desenvolver


Pretende-se que o estudante:
.Conheça e compreenda modelos de Sistemas Educativos europeus identificando os traços dominantes que os distinguem ou aproximam, assim como as tendências emergentes em resultado da sua evolução.

Descrição da Atividade

1.Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recurso de aprendizagem disponibilizados. Preencha a grelha de observação e análise de sequências fílmicas referentes aos vídeos disponibilizados. As suas notas serão, posteriormente, discutidas na sala de aula virtual 2. (10 a 15 de abril)

2.Discussão. Decorre entre os dias 16 e 22 de abril entre todos os participantes da turma. O debate decorrerá na sala de aula virtual 2. 

3.Atualização do e-portefólio. Com base nas leituras realizadas, nas pesquisas efetuadas e nas conclusões decorrentes do debate realizado na sala de aula virtual, elabore no seu e-portefólio um pequeno texto síntese relativo ao tema em questão. (23 a 29 de abril)


Referências bibliográficas:


Benedito,   N.   (2007).  Modelos   de   Organização   dos   Sistemas Educativos, in Centralização de Sistemas Educativos e Autonomia dos Actores Organizacionais. Processos colectivos de interpretação das orientações centrais (Tese de Doutoramento), pp. 50-97. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.


Canário, R. (2006). A Escola e a Abordagem Comparada. Novas realidades e novos olhares, in Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1, pp. 27-36.


Carneiro, R. (1994). A evolução da Economia e do Emprego. Novos desafios para os Sistemas Educativos no dealbar do Século XXI.


Delors, J. (Coord.) (2005). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 9.ª Edição. Porto: Edições Asa.


Gaspar, M. (2005). Sistemas Educativos: princípios orientadores. Lisboa: Universidade Aberta.

Sem comentários:

Enviar um comentário