Tema II -
Modelos e Tendências Evolutivas nos Sistemas Educativos Europeus
Atividade 2
Decorre entre 10 a 29 Abril
Competências a Desenvolver
Pretende-se que o estudante:
.Conheça e
compreenda modelos de Sistemas Educativos europeus identificando os traços
dominantes que os distinguem ou aproximam, assim como as tendências emergentes
em resultado da sua evolução.
Descrição da Atividade
1.Auto-aprendizagem
com base na leitura, análise e visualização dos recurso de aprendizagem
disponibilizados. Preencha a grelha de observação e análise de sequências
fílmicas referentes aos vídeos disponibilizados. As suas notas serão,
posteriormente, discutidas na sala de aula virtual 2. (10 a 15 de abril)
2.Discussão. Decorre entre os dias 16 e 22 de
abril entre todos os participantes da turma. O debate decorrerá na sala de aula
virtual 2.
3.Atualização do
e-portefólio. Com base nas leituras realizadas, nas pesquisas efetuadas e nas
conclusões decorrentes do debate realizado na sala de aula virtual, elabore no
seu e-portefólio um pequeno texto síntese relativo ao tema em questão. (23 a 29
de abril)
Referências bibliográficas:
Benedito, N. (2007). Modelos de Organização dos Sistemas Educativos, in Centralização de Sistemas Educativos e Autonomia dos Actores Organizacionais. Processos colectivos de interpretação das orientações centrais (Tese de Doutoramento), pp. 50-97. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
Canário, R. (2006). A Escola e a Abordagem Comparada. Novas realidades e novos olhares, in Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 1, pp. 27-36.
Carneiro, R. (1994). A evolução da Economia e do Emprego. Novos desafios para os Sistemas Educativos no dealbar do Século XXI.
Delors, J. (Coord.) (2005). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 9.ª Edição. Porto: Edições Asa.
Gaspar, M. (2005). Sistemas Educativos: princípios orientadores. Lisboa: Universidade Aberta.
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