quarta-feira, 6 de junho de 2012

Tema IV

TEMA IV- A REGULAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCATIVOS


Atividade 4
Decorre de 21 de Maio a 10 de Junho


COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

Pretende-se que o estudante:
Conheça a problemática da regulação dos Sistemas Educativos.

DESCRIÇÃO


A atividade desenvolve-se em 3 fases:
. 1.ª fase: Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados (21 a 27 de Maio).


. 2.ª fase: Discussão: Decorre entre o dia 28 de Maio a 03 de Junho entre todos os participantes da turma. A discussão decorrerá na sala de aula virtual do tema IV.


. 3.ª fase: Com base nas leituras realizadas, nas pesquisas efetuadas e nas conclusões decorrentes do debate realizado na sala de aula virtual, edite o seu e-portefólio uma reflexão crítica relativa ao tema em questão (04 a 10 de Junho).

RECURSOS BIBLIOGRÁFICOS


Almeida, A. (2005). Noção de Regulação e Modos de Regulação da Educação, in Os fluxos escolares dos alunos como analisador dos modos de regulação local do Sistema Educativo (Dissertação de Mestrado). Lisboa: FPCE.

Barroso, J. (2005). O Estado, a Educação e a Regulação das Políticas Públicas, in Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, pp. 725-751, Especial Outubro.
Dale, R. (2008). Construir a Europa através de um Espaço Europeu de Educação, in Revista Lusófona de Educação, 2008, 11, pp. 13-30. Lisboa: Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Dutercq, Y. (2005). Les régulations des politiques d’éducation, in Education et Sociétés - Revue internationale de sociologie de l’éducation, n° 18, 2006/2, pp. 253-254 (Note critique).

Dutercq, Y. (2006). Que reste-t-il de l’État-éducateur?, in Colloque International "État et Regulation Sociale - Comment penser la coherence de l’intervention publique?", 11-13 Septembre. Paris: Institut National d’Histoire de l’Art.


AVALIAÇÃO
A discussão e a edição do e-portefólio serão avaliados com base nos critérios definidos no contrato de aprendizagem.


Sem comentários:

Enviar um comentário