quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tema V

TEMA V - AS LINHAS MESTRAS DA AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS EDUCATIVOS

Atividade 5
Decorre do dia 11 a 18 de Junho

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER


Pretende-se que o estudante:


Compreenda e relacione estratégias de avaliação nos Sistemas Educativos.


DESCRIÇÃO

A atividade desenvolve-se em 2 fases:


. 1.ª fase: Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados (11 a 14 de Junho);


. 2.ª fase: Discussão: Decorre entre o dia 15 e 18 de Junho entre todos os participantes da turma. A discussão decorrerá na sala de aula virtual do tema V.

RECURSOS BIBLIOGRÁFICOS
Clímaco, M. (2005). Avaliação de Sistemas em Educação (Temas Universitários). Lisboa: Universidade Aberta.


EURYDICE (2004). A avaliação dos estabelecimentos de ensino à lupa, in EURYDICE num relance. A avaliação dos estabelecimentos de ensino obrigatório na Europa (2000/2001). Bruxelas: Direcção-Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia.


EURYDICE (2009). Fichas síntese nacionais sobre os Sistemas Educativos na Europa e reformas em curso (Portugal - Junho 2009). Brussels: Education Audiovisual & Culture Executive Agency.


Ramos, C. (2008). Novos caminhos de avaliação de professores: tendências e estratégias, in Revista ELO n.º 15. Guimarães: Centro de Formação Francisco de Holanda.


Roggero, P. (2002). Avaliação dos sistemas educativos nos países da União Europeia: de uma necessidade problemática a uma prática complexa desejável, in EccoS Rev. Cient. N.º 2, v. 4, pp.31-46. São Paulo: UNINOVE.


Rufino, C. (2007). Avaliação interna das escolas e circulação de políticas públicas num espaço educacional europeu, in Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 04, pp. 29‑38.

Simões, G. (2007). A Auto‑avaliação das escolas e a regulação da ação pública em educação, in Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 04, pp. 39‑48.
AVALIAÇÃO
A discussão será avaliada com base nos critérios definidos no contrato de aprendizagem.

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