Estamos mesmo no
final do percurso deste segundo semestre da parte curricular do nosso mestrado
e por conseguinte, vamos concluir o nosso e-portefólio. Assim, pretendo efetuar uma breve reflexão
sobre o trabalho desenvolvido e as aprendizagens realizadas, no âmbito da
Unidade Curricular de Sistemas Educativos: Organização e Avaliação.
Quando me foi proposto o desenvolvimento de um e-portefólio em formato de blogue no âmbito desta Unidade Curricular, julguei que iria ter algumas dificuldades na elaboração deste instrumento de auto e heteroavaliação. Para mim, foi uma novidade, pois nunca tinha construído um blogue. No entanto, após seguir as orientações do nosso estimado Professor Doutor António Moreira e visualizar alguns tutoriais sobre a construção de blogues, tudo ficou mais explícito e as dúvidas iniciais desvaneceram-se. Com o passar do tempo, a elaboração do e-portefólio e a exploração constante dos vários menus e ferramentas do blogue permitiram-me desenvolver os procedimentos básicos essenciais a essa atividade.
De salientar que através da construção do e-portefólio, pude realizar uma autoavaliação e um resumo dos temas estudados, pois este instrumento de avaliação implicava uma reflexão pessoal de acordo com os temas tratados na Unidade Curricular para que tudo estivesse em sintonia e sincronia. O factor tempo foi um forte adversário com o qual tive de lutar no quotidiano, pois a minha vida profissional teve de ser conjugada com os meus estudos e outras situações, ficando sempre a impressão de que não teria tempo para concluir tudo… Valeu-me o feedback, orientação e encorajamento constantes do nosso Professor que me alavancaram com entusiasmo para as aprendizagens. A interajuda que todos os mestrandos demonstraram nos fóruns também se revelou muito profícua para a construção do conhecimento.
No que concerne aos conteúdos abordados no e-portefólio, estes seguiram os temas (encontram-se elencados no início deste e-portefólio) que estavam indicados no Contrato de Aprendizagem da Unidade Curricular e possibilitaram um debate profundo em fórum sobre os Sistemas Educativos, a sua organização e avaliação. As várias perspetivas apresentadas pelos colegas mestrandos permitiram-me um enriquecimento pessoal e a possibilidade de partilhar as minhas experiências pessoais e profissionais. Assim, construiu-se o conhecimento através do trabalho colaborativo e todos foram convocados a dar o seu contributo em cada temática. Nos meus contributos em fórum, tive sempre o objetivo de confrontar as minhas ideias com as dos colegas, salientando aspetos já focados, dando continuação a ideias, inserindo outros conceitos, comentando e questionando afirmações. Foram atividades muito cativantes e enriquecedoras.
Na minha opinião, o estudo dos sistemas educativos, nacional e europeus, permitiu-me constatar a sua complexidade, dinâmica e necessidade de atualização para acompanhar as mutações sociais, científicas e tecnológicas que ocorrem a velocidades vertiginosas na sociedade hodierna. Para além disso, há que desenvolver estratégias para avaliar com responsabilidade os sistemas educativos, de modo a que se façam os necessários reajustamentos e se tornem conciliadores, respeitadores da cultura de cada povo e abertos a todos os cidadãos que tenham como desiderato a aprendizagem ao longo da vida.
Quando me foi proposto o desenvolvimento de um e-portefólio em formato de blogue no âmbito desta Unidade Curricular, julguei que iria ter algumas dificuldades na elaboração deste instrumento de auto e heteroavaliação. Para mim, foi uma novidade, pois nunca tinha construído um blogue. No entanto, após seguir as orientações do nosso estimado Professor Doutor António Moreira e visualizar alguns tutoriais sobre a construção de blogues, tudo ficou mais explícito e as dúvidas iniciais desvaneceram-se. Com o passar do tempo, a elaboração do e-portefólio e a exploração constante dos vários menus e ferramentas do blogue permitiram-me desenvolver os procedimentos básicos essenciais a essa atividade.
De salientar que através da construção do e-portefólio, pude realizar uma autoavaliação e um resumo dos temas estudados, pois este instrumento de avaliação implicava uma reflexão pessoal de acordo com os temas tratados na Unidade Curricular para que tudo estivesse em sintonia e sincronia. O factor tempo foi um forte adversário com o qual tive de lutar no quotidiano, pois a minha vida profissional teve de ser conjugada com os meus estudos e outras situações, ficando sempre a impressão de que não teria tempo para concluir tudo… Valeu-me o feedback, orientação e encorajamento constantes do nosso Professor que me alavancaram com entusiasmo para as aprendizagens. A interajuda que todos os mestrandos demonstraram nos fóruns também se revelou muito profícua para a construção do conhecimento.
No que concerne aos conteúdos abordados no e-portefólio, estes seguiram os temas (encontram-se elencados no início deste e-portefólio) que estavam indicados no Contrato de Aprendizagem da Unidade Curricular e possibilitaram um debate profundo em fórum sobre os Sistemas Educativos, a sua organização e avaliação. As várias perspetivas apresentadas pelos colegas mestrandos permitiram-me um enriquecimento pessoal e a possibilidade de partilhar as minhas experiências pessoais e profissionais. Assim, construiu-se o conhecimento através do trabalho colaborativo e todos foram convocados a dar o seu contributo em cada temática. Nos meus contributos em fórum, tive sempre o objetivo de confrontar as minhas ideias com as dos colegas, salientando aspetos já focados, dando continuação a ideias, inserindo outros conceitos, comentando e questionando afirmações. Foram atividades muito cativantes e enriquecedoras.
Na minha opinião, o estudo dos sistemas educativos, nacional e europeus, permitiu-me constatar a sua complexidade, dinâmica e necessidade de atualização para acompanhar as mutações sociais, científicas e tecnológicas que ocorrem a velocidades vertiginosas na sociedade hodierna. Para além disso, há que desenvolver estratégias para avaliar com responsabilidade os sistemas educativos, de modo a que se façam os necessários reajustamentos e se tornem conciliadores, respeitadores da cultura de cada povo e abertos a todos os cidadãos que tenham como desiderato a aprendizagem ao longo da vida.
Em suma,
considero que o trabalho que desenvolvi com este e-portefólio foi pertinente e relevante, pois ajudou-me a
refletir, a questionar e a construir gradualmente a minha aprendizagem, aumentando os meus conhecimentos. Saliento ainda a adequação e a elevada qualidade dos recursos pedagógicos que foram disponibilizados no espaço da Unidade Curricular. Para além destes, recorri a outros e à pesquisa na Internet para complementar as minhas leituras e fundamentar as minhas intervenções em fórum.
Para finalizar, endereço um agradecimento profundo a todos os colegas mestrandos por me terem ajudado a progredir no estudo e na aprendizagem. Ao nosso estimado Professor Doutor António Moreira, endereço um agradecimento especial pela sua orientação, disponibilidade, aclaração de dúvidas e pelo seu feedback atempado, pertinente e desafiante aos nossos contributos em fórum. Senhor Professor, fique ciente que esse feedback nos ajudou imenso a perseverar no estudo e na caminhada que realizámos. Um muito obrigado pelos desafios que nos colocou e pelo seu otimismo contagiante e irradiante.
Para finalizar, endereço um agradecimento profundo a todos os colegas mestrandos por me terem ajudado a progredir no estudo e na aprendizagem. Ao nosso estimado Professor Doutor António Moreira, endereço um agradecimento especial pela sua orientação, disponibilidade, aclaração de dúvidas e pelo seu feedback atempado, pertinente e desafiante aos nossos contributos em fórum. Senhor Professor, fique ciente que esse feedback nos ajudou imenso a perseverar no estudo e na caminhada que realizámos. Um muito obrigado pelos desafios que nos colocou e pelo seu otimismo contagiante e irradiante.
A todos um
bem-haja e até breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário