sexta-feira, 30 de março de 2012

Conceito de "Sistema"




De acordo com a Wikipédia, "Um sistema (do grego sietemiun), é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas, como biologia, medicina, informática, administração. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto"."

Segundo Ramos (2007), "A grande aventura intelectual do final do século XX terá sido a descoberta da extraordinária complexidade do mundo que nos rodeia". Essa complexidade é constatada nos sistemas naturais (cosmos, organismos vivos, ...), das sociedades humanas e dos sistemas artificiais criados pelo Homem (sistemas económicos, políticos, sociais, operativos (relativos aos computadores), ...).

Num sistema todos os elementos se relacionam de forma dinâmica e interdependente, relação esta que podemos denominar de sinergia. Quando uma transformação ocorre num desses elementos, esta influencia todos os outros, conduzindo a um desempenho eficiente (alta sinergia) do sistema ou deficiente (falta de sinergia). Neste último caso o sistema funcionará mal e falhará.


Ramos (2007) apresenta também várias definições para o termo "sistema", de acordo com autores conceituados e que colocam o acento nas noções de interrelação e totalidade. Por conseguinte, para:


Saussure - um sistema é "uma totalidade organizada, formada por elementos solidários que não podem ser definidos uns em relação aos outros, senão em função do seu lugar nessa totalidade".


Jacques Lesourne - "um sistema é um conjunto de elementos ligado por um conjunto de relações".



Von Bertalanffly - um sistema é "um conjunto de unidades em inter-relações mútuas".


Outros autores colocam a tónica sobre outras noções complementares do conceito de "sistema". Vejamos:


Rosnay - "conjunto de elementos em interação dinâmica, organizados em função de um fim".


Ladrière - "objecto complexo formado de componentes distintas ligadas entre elas por um certo número de relações".


Edgar Morin - "unidade global organizada de inter-relações entre elementos, ações ou indivíduos".


Prette & Prette (2007:25) - Todo o subsistema possui relativa autonomia, mas é, ao mesmo tempo, componente de sistemas mais amplos”. (perspetiva sistémica).



Referências bibliográficas:
Prette, A. D., & Prette, Z. A. (2007). Psicologia das Relações Interpessoais - Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis. Brasil: Editora Vozes.

Ramos. C. (2007). Sobre o conceito de “Sistema”, Recuperado em 25 de março de 2012, de: http://www.moodle.univ-ab.pt/moodle/

Sem comentários:

Enviar um comentário