sexta-feira, 30 de março de 2012

TEMA I

Tema I - Mutações sociais e Sistemas Educativos


Atividade 1
Decorre entre dia 12 de Março a 01 de Abril


Competência(s) a desenvolver:


Pretende-se que o estudante:
- compreenda as principais tendências evolutivas das sociedades contemporâneas e o modo como interpelam a Educação e os Sistemas Educativos.

Descrição da Atividade:

Esta desenvolve-se em 3 fases:
1.ª fase: Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem disponibilizados (12 a 18 de Março)
2.ª fase: Discussão: Decorre entre o dia 19 e 25 de Março entre todos os participantes da turma. A discussão decorrerá na sala de aula virtual do tema I.
3.ª fase: Com base nas leituras realizadas, nas pesquisas efectuadas e nas conclusões decorrentes do debate realizado na sala de aula virtual, edite e atualize o seu e-portefólio (26 de Março a 01 de Abril)


Recursos:


Calle, D. A., G.; Da Silva, E. (2008). Inovação no contexto da sociedade do conhecimento, in Revista TEXTOS de la CiberSociedad, Nº 8 - Temática Variada (Características da sociedade do conhecimento).


Delors, J. (Coord.) (2005). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (9.ª Edição). Porto: Edições Asa.


Ramos, C. (2001).   Tendências evolutivas das sociedades contemporâneas, in Os processos de autonomia e descentralização à luz das teorias de regulação social: o caso das políticas públicas de Educação em Portugal (Tese de Doutoramento). Monte de Caparica: FCT/UNL.


Ramos, C. (2007). Aspetos contextuais dos Sistemas Educativos. Lisboa: Universidade Aberta.


Ramos, C. (2007). Sobre o conceito de "Sistema". Lisboa: Universidade Aberta.

Avaliação

A discussão e a edição do e-portefólio serão avaliados com base nos critérios definidos no contrato de aprendizagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário